Últimas

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

MOMENTOS ILUMINADOS


“Silent Call (chamada silenciosa) é uma escultura de iluminação dinâmica programável com cúpulas inspiradas em cinco reconhecidas mesquitas situadas nos Emirados Árabes Unidos, Rússia, Malásia, Alemanha e Dinamarca. A criação é de LASVIT e do designer emiradense Khalid Shafar e explora a parceria eterna da arte e da religião transformando a coroa da arquitetura islâmica – a mesquita – num globo original e único. O facto de serem cinco modelos está relacionado com o simbolismo deste número na cultura do Islão.


Uma das mais importantes obrigações da fé islâmica são as cinco orações diárias daí que estas peças tenham uma carga cultural e religiosa muito grande. Os desafios e stress do mundo atual colocam obstáculos ao culto realizado em alturas específicas do dia relacionadas com a presença do sol: amanhecer, após o meio-dia, à tarde, pôr-do-sol e anoitecer, o que significa que, consoante a época do ano, são a horas diferentes. Através de tecnologia de temporização ajustável, a peça reconhece o fuso horário onde está inserida permitindo-lhe adaptar-se a todas as culturas em qualquer parte do mundo.


De acordo com os seus criadores esta instalação encerra a beleza do momento de chamada para a oração através de efeitos de iluminação e movimento.