Últimas

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

MOBILIÁRIO DE EXCELÊNCIA

O designer holandês Christian Heikoop criou duas peças minimalistas de mobiliário para apresentar na  Semana Holandesa de Design 2017, que decorreu entre 21 e 29 de outubro, em Eidhoven. 
Ambas as peças foram pensadas de forma a tirar o maior partido possível dos materiais em que foram produzidas. 

A “Concave Family” é composta por duas peças: uma cadeira e um banco fabricados em tubos de aço nos quais as ligações se destacam devido à forma como são manipulados no processo de execução. De estrutura simples, quando observadas mais atentamente revelam uma forma torcida que as torna únicas e diferentes dos modelos até agora existentes. O processo de manufatura traduz-se numa nova linguagem estética, na qual o material usado confere às peças um maior conforto visível nas formas planas e horizontais dos apoios de braços.

Em colaboração com a Boars & Bloemhoff, uma empresa de decoração de peças fabricadas em folha de madeira, Christian criou uma mesa, em vários formatos, à qual chamou “Linear Wood”. Nesta peça o autor pretende tirar o maior partido das propriedades da madeira usada no seu fabrico, no qual o enfoque recai sobre a textura do material assim como nas curvas subtis e na superfície lisa das mesas. Estas caracterizam-se por uma estrutura forte e formada com uma fina camada de verniz. Os diferentes tamanhos tornam-nas versáteis e as linhas retas e planas conferem-lhe estabilidade.


Estas peças refletem a filosofia que Christan Heikoop coloca em todos os seus trabalhos: as formas, os sentimentos e uma nova estética como fruto da inovação, técnicas e métodos que confiram elementos imprevisíveis e emocionantes às suas criações.