Últimas

terça-feira, 7 de novembro de 2017

COM OS PÉS ASSENTES EM CONFORTO

Semis é um tapete manufaturado que resulta do trabalho de intensa pesquisa entre a marca holandesa de tapetes danskina e os designers franceses Ronan e Erwan Bouroullec. Esta peça tem um design abstrato e apresenta pontos geometricamente alinhados. 

A base da confeção são nós feitos à mão, o que lhe confere uma textura única com densidades e altura variadas consoante a altura de superfície de cada nó. O resultado final assemelha-se a uma paisagem abstrata como se da visão aérea das plantações de um campo se tratasse. 

Os tapetes são executados com lã tibetana delicadamente dobada à mão. Todo o processo de manufatura é realizado no Nepal de onde é originária uma notável técnica de nós muito fortes. Por dia são produzidos sete centímetros de tapete que saem das mãos de três tecelões, o que confere a cada peça características únicas que se traduzem numa superfície incerta com um toque pessoal e artesanal. Esta variação faz com que não existam dois tapetes iguais.
Quando prontos são lavados e os seus rebordos cortados, à tesoura, de forma a terem um aspeto irregular e ficarem propositadamente irregulares. 

O objetivo da Danskina é ser a produtora dos mais delicados tapetes do mundo. Por isso aliam sempre o seu trabalho a materiais de qualidade nobre, a técnicas de manufatura inovadoras e a grandes nomes do design.