Últimas

segunda-feira, 12 de junho de 2017

11 PROJECTOS COM PEDRA PORTUGUESA NO VITRA DESIGN MUSEUM



Exposição “Resistance”, apresenta 11 projectos em pedra portuguesa, no âmbito do projecto Primeira Pedra, cuja inauguração é no dia 12 de Junho no Vitra Design Museum, na Alemanha. A exposição estará patente ao público até 2 de Julho de 2017.

O desafio foi lançado por Guta Moura Guedes, curadora e presidente da experimentadesign, a dez arquitectos internacionais, desafiando-as a explorarem o conceito de resistência do mármore e calcário portugueses. Nas palavras da curadora: “Os mármores seleccionados têm como uma das suas principais características a enorme resistência mecânica, propriedade que constitui um dos pontos de partida e factor diferenciador no projecto. Por outro lado, a ideia de resistência está também relacionada à expansão dos territórios de actuação da arquitectura, através da criatividade, adoptando novas perspectivas, sejam elas em que campo forem, como forma de resistir a uma certa banalização e redução da qualidade visíveis em tantas frentes na arquitectura contemporânea”.



“Primeira Pedra” concilia indústria e design através do desenvolvimento de novas aplicações da pedra portuguesa sendo um dos objectivos do programa sensibilizar para as suas especificidades e para a indústria que lhe está associada, num total de 1500 empresas do sector, das quais 40 estão associadas ao cluster da pedra natural.

O projecto tem como matéria-prima diversos tipos de pedra portuguesa, de diversas regiões do país, nomeadamente rochas ígneas (granitos e rochas afins, gabros, sienitos, etc.), rochas metamórficas (mármores, em especial, xistos metamórficos e outras rochas metamórficas, como gneisses e serpentinitos) e rochas sedimentares (fundamentalmente calcários, dolomitos e brechas).