Últimas

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Chá Chá -Chá de Daiena Dâmaso




A ilustradora  Daiena Dâmaso, uma das participantes da próxima edição do THE PITCH MARKET Lisboa, tem patente até o próximo dia 27 de Julho a exposição “Chá Chá Chá”, no espaço Double 9, em Lisboa.

Nesta mostra, Dai (nome pelo qual é conhecida no meio artístico) apresenta um núcleo de nove obras através das quais revisita a história do Chá.




Conta a lenda que uma folha oblonga, escura e lustrosa se desprendeu de um arbusto de Camellia Sinensis e caiu subtilmente na taça com água fervida de Shen Nong, o imperador chinês também conhecido como o Deus da Agricultura. Quatro mil anos depois, uma tempestade induz Fernão Mendes Pinto, mercador ao serviço do rei de Portugal, a atracar a sua nau em terras nipónicas, onde habilmente introduz o comércio das armas e se aventura nos exóticos costumes locais.



A história acrescenta ainda uma infecção na garganta que atormentava a Rainha Consorte do Reino da Inglaterra, Catarina de Bragança, que após rejeitar as cerveja recomenda pelos médicos, exigiria em espanhol uma chávena de água fervida temperada com especiarias, criando um grande rebuliço na corte inglesa.

Algumas destas personagens e histórias podem ser percebidas nestes novos trabalhos de Daiena Dâmaso.