Últimas

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

ATUM SANTA CATARINA


Produtos que nos contam uma história

Algumas marcas nascem e criam-nos sensações e emoções. No fundo, essas marcas existem para nos contar histórias. Para criar produtos que contenham saber, valor e tradição. É exactamente este o caso da herdeira da antiga tradição conserveira da ilha de São Jorge, a fábrica Santa Catarina, que leva até à sua mesa o melhor atum preparado segundo os métodos artesanais usados pelos antigos mestres conserveiros. Já provou? Deguste-se com um atum diferenciador da Santa Catarina, Indústria Conserveira S.A, marca que perpetua este ano duas décadas de existência.

O percurso da marca tem sido tudo, menos fácil. A Fábrica edificada, provavelmente nos anos 50, foi em 1995 que a conserveira «sofreu» uma restruturação profunda e foi lançada a marca Santa Catarina. A evolução foi visível, mas foi somente em 2009 que a marca se afirmou novamente com outro fulgor e preparada para todos os desafios, realidade que se vem comprovando ano após ano. Em 2011, houve a necessidade de lançar um produto diferenciador e que aportasse valor acrescentado ao Atum. Foi lançado o denominado atum com especialidades, ou seja, atum diferente, com produtos menos comuns, como orégãos, tomilho, batata doce, pimenta dos Açores, entre outros: a chamada Linha Gourmet.
A aposta neste segmento e nestes sabores é a resposta ao mercado e à necessidade de colocar à disposição das pessoas produtos de qualidade, diferenciadores e que contassem uma história. Actualmente o consumidor ao adquirir um produto gosta de contextualizar o mesmo e com esta gama de produtos, Santa Catarina quer contar a história dos Açores e o impacto da Rota das Especiarias ao tempo dos Descobrimentos.


Pesca “Salto e Vara”

Aliar a modernidade à traça e métodos tradicionais nem sempre é fácil. A Santa Catarina conseguiu isso mesmo, ou seja, conciliar os métodos tradicionais, com as exigências contemporâneas e isso nota-se a montante, sendo até um dos pilares da marca, e que passa pela sustentabilidade da mesma. Falamos da Pesca «Salto e Vara», ou seja, um Homem, um Anzol, uma Cana de Pesca e um Peixe.

A responsabilidade social das empresas assume, cada vez mais, um papel vital, principalmente se nos referimos a meios pequenos. A Ilha de São Jorge possui cerca de 8900 habitantes, sendo que 4000 vivem no concelho da Calheta, e onde 130 pessoas trabalham directamente na fábrica Santa Catarina: é o maior empregador da Ilha de São Jorge. Ainda se trabalha o peixe à mão e o consumidor percebe isso, compreende que aquela «latinha» foi embrulhada com carinho por alguém e não por uma qualquer máquina.

O Melhor dos Melhores

Prémios e distinções têm sido muitas para a Santa Catarina. Em 5 anos consecutivos (2012 a 2016), no Concurso Nacional de Conservas de Pescado, promovido pela Feira Nacional de Agricultura em Santarém/CNEMA, Santa Catarina arrecadou sempre o Prémio “O Melhor dos Melhores”, concurso que reúne os melhores do sector.

Recentemente Santa Catarina recebeu 2 Estrelas no Great Taste Award 2016 no Reino Unido com Atum com Manjericão, Atum com Funcho e com o Atum e Pimenta dos Açores.

O mercado internacional aporta uma relevância enorme para a marca, estando actualmente presente em praticamente todos os países da Europa, no Japão e nos EUA, através de importadores no Texas. O próximo passo passará pelo mercado da Colômbia, Austrália e, possivelmente, para o mercado do Médio Oriente.


Ao nível da fábrica, atingiu-se a certificação de acordo com as FSSC 22000 (upgrade à ISO 22000), que é uma necessidade absoluta e uma vantagem competitiva a nível externo. Além disso, a fábrica está certificada pela ECOCERT para operar em modo biológico, através de azeites biológicos, a denominada linha saudável, que está em franco crescimento e que permite entrar em força em alguns mercados particularmente exigentes ao nível da Qualidade.




Contactos: 

Telefone : 295 416 220
Fax : 295 416 814

Email : geral@atumsantacatarina.com
Exportação : maria.brissos@atumsantacatarina.com
Mercado Nacional : joao.silva@atumsantacatarina.com
Mercado Açores & Madeira : marco.azevedo@atumsantacatarina.com