Últimas

quarta-feira, 29 de junho de 2016

CORBU, 8 COLOURS


Alessandro Mendini foi o mais recente designer convidado para remodelar um apartamento na Cité Radieuse de Le Corbusier, em Marselha, adicionando totens coloridos e mobiliário pós-moderno ao espaço. O arquiteto e designer italiano foi convidado a preencher o interior do apartamento N° 50, um apartamento dentro do primeiro bloco de habitação da icónica série Habitacion de Le Corbusier, um dos edifícios brutalista mais influentes de todos os tempos.



O espaço foi previamente "ocupado" por outros designers, incluindo Konstantin Grcic, Pierre Charpin e Ronan e Erwan Bouroullec. Como seus antecessores, Mendini emparelhou a decoração existente com alguns dos seus próprios produtos, incluindo a icónica poltrona 1978 Proust, a lâmpada Amuleto lançada em 2015 e um dos tapetes que criou recentemente para a Joseph Carini Carpets.



O designer também instalou alguns produtos projetados especialmente para o espaço, juntamente com alguns ornamento favoritos da sua própria coleção. Ele descreveu o resultado como uma "performance delicada". Uma das adições mais notáveis ​​é uma série de oito totens, posicionados no topo da partição que separa o espaço de estar da mezanine acima. Cada totem é pintada de uma cor diferente para combinar os tons inicialmente escolhidos para o interior por Le Corbusier e seu colaborador, arquiteto e designer Charlotte Perriand.




Tanto a partição e as paredes laterais do espaço são cobertas com painéis brancos. Mendini optou por destacar estes esticando fitas azuis na diagonal, combinando as cores dos nichos existentes. Posicionou ainda uma série de objetos dentro destas aberturas em forma de janela, incluindo um pote de café colorido, um par de modelos de cavalos e um conjunto de castiçais. O objetivo era criar um gabinete de curiosidades, também conhecido como um Wunderkammern.





Apartamento N ° 50 é propriedade de Jean-Marc Drut e Patrick Blauwart, que vivem no espaço. Todos os verões, desde 2008, convidam um designer ou estúdio para reformular o interior, abrindo as portas ao público para que possam conhecer o espaço. A instalação de Mendini, de seu nome Corbu, 8 Colours, está aberta de 17 julho a 13 agosto.