Últimas

quarta-feira, 25 de maio de 2016

GALA FERNÁNDEZ


Licenciada em Belas Artes (especialização em Design) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid (1987-1992), com Mestrado em Design Industrial pelo Instituto Europeu de Design de Milão (1994) e Mestrado em Design de Produto pelo Instituto Europeu de Madrid (1999).

Desde 1995 até 2000, foi professora e coordenadora de diversos cursos no IED de Madrid a nível de formação e licenciatura.

Desde 2000 até 2004, trabalhou na Fabrica: Centro de Investigação do Grupo Benetton em Treviso, coordenando o departamento de Design sob a direcção de Jaime Hayón e na liderança da “Fábrica Features”, assim fez parte um alargado número de eventos e exposição de projectos.

Em 2004 fundou em Londres o estúdio Gala Fernández Ltd., onde desenvolveu projetos de design de produto, arquitetura de interiores, distribuição de produto de design assim como actividades de assessoria e representação de artistas e designers.

Um ano depois, regressa a Madrid e começa a trabalhar no estúdio de Oscar Mariné (OMB design e comunicação visual), como responsável da área de design industrial e de insteriores, trabalho esse que durou até 2007.

Entre 2006 e 2010 dirigiu o programa Master European Design Labs em Madrid.

Em 2008 foi gestora do estúdio El Ultimo Grito no seu estúdio em Berlim.

Dirigiu e pôs em curso a programação académica do centro Domaine de Boisbuchet em França durante o curso académico de 2010-2011.

Entre os anos de 2003 e 2010, foi responsável por um workshop anual com esta mesma instituição.
Comissariou e organizou um vasto número de exposições artísticas e de design ligadas à Fabrica e a galerias como David Gill Galleries em Londres, a Galleria Magenta e o Club 360º em Milão, o Studio Camuffo em Veneza, a Galleria Browing em Asolo e a La Permanente em Madrid.

Ao longo do seu trajeto profissional, deu numerosas conferências e oficinas relacionadas com o âmbito do design para instituições públicas e privadas, de carácter nacional e internacional, entre as quais se destacam o Royal College of Art e o Goldsmith College de Londres, a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa ( FAUTL), a Universidade de Arquitectura de Istambul, o Nederland Architectuur Instituut de Roterdão, a Escuela de Diseño da Universidad Anáhuac
México Norte, entre outras.

No decurso do ano de 2013, foi professora convidada na Escuela de Diseño da Universidad Anáhuac México Norte onde dirigiu o programa transversal entre as licenciaturas de Design Industrial, Design Gráfico e Design Multimédia.

É CEO e sócia fundadora da Piopio Design Labs e Piopio Editions com Berta Roda, ao mesmo tempo que continua a desempenhar as suas funções profissionalmente como designer e assessora de design entre a Cidade do México, Madrid e Marbella.

Desde 2013 que desempenha funções de sócia e conselheira do festival internacional de design da Cidade do México, o Abierto Mexicano de Diseño.