Últimas

quarta-feira, 25 de maio de 2016

FORMAS DE PEDRA


A FORMAS DE PEDRA foi fundada em 2008, tendo como objeto a extração e comercialização de pedras naturais, nomeadamente mármores, estando sedeada em Vila Viçosa, com escritórios em Pero Pinheiro, Sintra.

Desde o início que o objetivo da empresa tem sido o de valorizar a arquitetura e o design de equipamento, através da aplicação de pedras naturais de excelente qualidade técnica e estética, da aposta na investigação em novos processos de fabrico e em novos produtos de mármore e da atribuição de valor à pedra residual resultante da extração, tendo como valor, a sustentabilidade dos recursos naturais.

O mármore extraído corresponde essencialmente a 2 tipos de pedra: o “Branco Cinza Pardais”, de cor anilada, com veios cinzentos, e o “Branco Venado de Pardais”, pedra de cor branca / beige com veios castanhos-claros ou, por vezes, cinzentos ou avermelhados.

O mármore que não tenha, nem dimensionamento, nem a forma necessária à comercialização em bloco, correspondendo a resíduos não utilizados no âmbito da atividade principal da empresa, é matéria-prima para projeto de design de equipamento.

As utilizações de tais objetos poderão ser diversas, tendo sido pensados essencialmente para utilização na hotelaria e na decoração de interiores para habitação.

Recentemente, a FORMAS DE PEDRA pensou e dinamizou a criação de um novo tipo de acabamento, com aplicação de novas tecnologias, informática e mecânica, e com um faseamento adequado do processo de produção, o qual em termos gerais, consiste na criação de uma textura em baixo relevo, na superfície do mármore, conforme o padrão natural do material.

O design deste novo tipo de acabamento foi já objeto de registo a nível comunitário, enquanto desenho industrial.

O processo de internacionalização da FORMAS DE PEDRA é recente, tendo-se iniciado no ano transato com a participação numa missão empresarial ao Perú e tendo prosseguido com a participação na feira “Natural Stone Show” em Londres, entre os dias 28 e 30 de Abril do corrente ano.

Neste último certame, a empresa obteve um expressivo sucesso em termos de visitas e de pedidos de informação sobre os seus produtos, por parte de diversas entidades ligadas à produção e comercialização de mármore, tais como empresas de transformação e de comercialização de objetos de design, bem como arquitetos, designers e escultores.

Como sua estratégia futura, a FORMAS DE PEDRA pretende continuar a sua aposta na promoção desta matéria-prima de excelência, através da continuação da sua atividade de investigação e desenvolvimento de novos tipos de acabamento e novos produtos em mármore.